domingo, 15 de janeiro de 2012

A SABEDORIA, A CERTEZA E A ESPERANÇA QUE VEM DE DEUS.

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO POR  RICHARD JOSÉ VASQUES, E EU DESEJO QUE ELE SEJA NA SUA VIDA UMA CONSTATAÇÃO DO QUANTO DEUS NOS AMA E NOS QUER VERDADEIROS,FORTES E TRANQUILOS.


versículos 4 e 5 do Salmo 25 chamaram a minha atenção com relação à necessidade de aprender continuamente, bem como de ser guiado ou dirigido por uma fonte correta e segura. O quadro abaixo mostra esses versículos, como apresentados em três versões da Bíblia Sagrada (a Palavra de Deus). Dividi esses dois versículos em quatro partes (A, B, C e D). Você deve ler cada um deles na seqüência normal (sentido horizontal) e depois fazer as comparações entre eles. 
VALE A PENA FAZER ESSE EXERCÍCIO:
Versão
Parte A
Parte B
Parte C
Parte D
Nova Versão
Internacional (NVI)
Mostra-me, Senhor, os teus caminhos;
ensina-mOSÉ FFFe as tuas veredas;
guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador,
e a minha esperança está em ti o tempo todo.
A Mensagem
(Eugene Peterson)
Mostra-me como ages, ó Eterno!
Ensina-me em teus caminhos.
Toma-me pela mão, Guia-me pelo caminho da verdade. Tu és meu Salvador!
-
Almeida revista e Atualizada (ARA)
Faze-me saber os teus caminhos, Senhor;
ensina-me as tuas veredas.
Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação;
por ti estou esperando todo o dia.

Nesses versículos vemos uma oração do Rei Davi, que analisei da seguinte maneira:

1.       na parte A, ele pede ao Senhor para lhe mostrar os caminhos que ele deve seguir, que Deus lhe faça saber quais são esses caminhos. Primeira Lição: pedir ao Pai para nos mostrar o que fazer, por onde seguir, que caminhos tomar, que ações realizar.

2.      na parte B, Davi reforça esse pedido, de uma forma um pouco diferente. Ele pede que Deus o ensine. Nas versões NVI e ARA, ele pede para Deus o ensinar quais são os caminhos que ele deve seguir, e na versão de “A Mensagem”, Eugene Peterson traduziu o pedido de Davi para que Deus o ensinasse em seus caminhos. Quer dizer, já estamos andando nesse caminho e o nosso pedido deve ser de que o Pai nos corrija, nos oriente, e nos ensine ainda mais dentro desse caminho. Isso nos lembra as várias mensagens que ouvimos, no mínimo dominicalmente. Às vezes o mensageiro usa o mesmo texto usado por outro, porém com outra visão. Temos outro aprendizado. Segunda Lição: ao estudarmos a Palavra de Deus, ela nos revelará um novo aprendizado para o momento que vivemos. Além do aprendizado no caminho, devemos pedir que Deus sempre nos mostre os caminhos a seguir. Sempre existe a possibilidade de sermos orientados a seguir novos caminhos, porém sob a direção do Pai.

3.      na parte C, vemos a necessidade de termos uma direção. Quem dá a direção é o líder, aquele a quem seguimos, devemos, ou deveríamos seguir. Para o Rei Davi, o líder que ele seguiu sempre foi Deus. Ele pede que o Pai o guie pela verdade, para que ele ande sempre no caminho da verdade (lembre-se de que Davi cometeu vários desvios de caminho, mas sempre quis corrigir a sua direção). Ele pede a Deus que o guie verdadeiramente como um pai faz com o seu filho: de mãos dadas. Penso que podemos lembrar ou imaginar o quanto nos sentíamos seguros quando andávamos de mãos dadas com nossos pais, não é mesmo! Parecia não existir perigo no mundo. Terceira Lição: devemos buscar direção junto ao Pai e pedir que Ele nos conduza, em qualquer situação.

4.       e finalmente, na parte D, ele declara que a sua esperança está no Senhor, o tempo todo, em toda e qualquer situação, a todo o momento. Ele esperava pela ação do Pai diante das suas lutas e desafios. Quarta Lição: esperar no Senhor, clamar a Ele. Ter esperança de que dias melhores virão, como o próprio Davi diz no Salmo 30.5b: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Esperar sempre no Senhor e confiar nele, pois “maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor, e bendito é o homem cuja confiança está no Senhor.” (Jeremias 17.5 e7).

Penso que podemos resumir esses quatro passos da seguinte forma: pedir a direção de Deus, orientação de que caminho seguir; andar nos caminhos apresentados, sempre sob a direção do Pai (de mãos dadas com ele, sempre que possível – pensei agora que quando crescemos ficamos com vergonha de dar a mão para os nossos pais, parece que as pessoas ficam nos olhando e nos censurando por isso); tendo sempre esperança por estarmos andando em caminhos corretos, que nos levarão a dias melhores e a melhores resultados.



                   NÃO CESSE DE BUSCAR E VIVER A PALAVRA DO SENHOR DEUS DO UNIVERSO.
NÃO SE PERTURBE OS VOSSOS CORAÇÕES,MEDITE NO SALMO 46-"AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU  DEUS"!

                  UMA EXCELENTE E SÁBIA SEMANA A TODOS NA PAZ E NO AMOR DE CRISTO.
ASSIM SEJA!
             


Nenhum comentário: